Quando a edição 2025 do Campeonato Brasileiro começou, o Mirassol aparecia em praticamente todas as listas de candidatos ao rebaixamento. Afinal, era o primeiro ano do modesto clube do interior paulista na Série A.
O uniforme do time é amarelo, mas bem que poderia ser listrado em preto e branco, como uma zebra. Contra todas as previsões, o Mirassol não terminou a competição entre os quatro últimos colocados — e sim entre os quatro primeiros.
No caminho, colecionou vitórias contra os quatro grandes do futebol paulista e ainda ficou à frente de Corinthians, Santos e São Paulo na classificação final.
O roteiro da maioria das criptomoedas é parecido com o dos clubes pequenos que chegam à elite do futebol: brigar para não cair. São milhares de projetos, e muitos não passam de memes passageiros.
Ainda assim, os sortudos que pegam uma onda de valorização embolsam lucros reais. Em um ano em que os “grandes times”, como o bitcoin e o ethereum, decepcionaram, foram os “Mirassóis” que fizeram a alegria dos investidores.
Em 2025, ninguém brilhou mais que a pippin. A desconhecida criptomoeda entrou na elite das cem maiores em valor de mercado após uma valorização de mais de 6.000% neste ano.
Quando a zebra é saudável
No futebol, o Mirassol conseguiu surpreender os times tradicionais ao unir uma equipe aguerrida com uma boa gestão fora dos gramados. Mas, e no “Brasileirão do Empreendedorismo”, será que existem zebras?
Camila Miglhorini mostra que sim. Fundadora da rede de franquias Mr. Fit, a empresária de 43 anos resolveu disputar um “campeonato” dominado por gigantes e opções pouco nutritivas com um “fast food saudável”.
Quer saber como essa ideia saiu do papel? Confira na reportagem da Carina Brito.
Esquenta dos Mercados
Os investidores voltam do Natal com o mercado em “modo econômico”: agenda esvaziada, poucos indicadores no radar e liquidez mais curta nos últimos pregões de 2025. Com boa parte dos participantes já tendo fechado posições para o ano, cada sessão tende a carregar menos volume.
Na Europa, o compasso segue lento. A maioria das bolsas permanece fechada nesta sexta-feira (26). Enquanto isso, Wall Street retoma as negociações após o feriado de Natal. Os índices futuros de Nova York amanheceram ligeiramente no vermelho – talvez ainda inspirados pelo clima natalino.
Na Ásia, a sessão foi majoritariamente positiva, ainda que várias bolsas tenham permanecido fechadas por causa do feriado de Boxing Day.
Quem continua roubando a cena nos mercados globais são os metais preciosos. Ouro e prata renovaram máximas históricas, impulsionados por uma busca global por proteção.
O ouro, em especial, vive um verdadeiro “golden year”: os contratos futuros acumulam alta próxima de 71% em 2025, colocando o metal no caminho de sua melhor performance anual desde 1979.
Outros destaques do Seu Dinheiro
- TOUROS E URSOS #253
Ursos de 2025: Banco Master, Bolsonaro, Oi (OIBR3) e dólar… veja quem esteve em baixa neste ano na visão do Seu Dinheiro. Retrospectiva especial do podcast Touros e Ursos revela quem terminou 2025 em baixa no mercado, na política e nos investimentos.
- GRANDES MUDANÇAS
Azul (AZUL54) perde 58% de valor no primeiro pregão com novo ticker — mas a aérea tem um plano para se recuperar. A empresa fará uma oferta bilionária que troca dívidas por ações, na tentativa de limpar o balanço e sair do Chapter 11 nos EUA.
- COMPRAR OU VENDER?
O alinhamento dos astros para a Copasa (CSMG3): revisão tarifária, plano de investimento bilionário e privatização dão gás às ações. Empresa passa por virada estratégica importante, que anima o mercado para a privatização, prevista para 2026.
- BOLADA À VISTA
Tesouro Prefixado vence em 1º de janeiro e libera R$ 175 bilhões no mercado — onde reinvestir esse dinheiro? Durante o período de investimento, o Tesouro Prefixado que irá vencer rendeu 50%, um pouco acima do CDI.
- BRINDE INTERCONTINENTAL
Na trilha do terroir: por dentro das melhores vinícolas do mundo em 2025. Do Chile ao Japão, um giro pelas experiências de enoturismo que lideram cada continente no novo ranking mundial.
- HAJA SORTE
Aposta simples ou bolão? Veja como aumentar suas chances de ganhar R$ 1 bilhão na Mega da Virada. Reunir a turma e organizar um bolão pode melhorar suas oportunidades na Mega da Virada de 2025.
*Com Camille Lima
The post O Mirassol das criptomoedas, a volta dos mercados após o Natal e outros destaques do dia appeared first on Seu Dinheiro.
