A B3 (B3SA3) quer ocupar o espaço que as planilhas de investimentos têm hoje na vida dos investidores: centralizar tudo em um único aplicativo e apresentar a evolução do patrimônio.
Um investidor que tem aplicações em renda fixa em um banco, ações em uma corretora e fundos em outra, poderá visualizar tudo de forma agregada no novo app da B3.
Além da consolidação dos investimentos, o aplicativo também disponibiliza informações sobre transações (transferências, empréstimos e liquidações) e pagamento de proventos.
Segundo a bolsa, o objetivo é oferecer mais inteligência para a jornada de investimento. “Com a consolidação dos ativos, é possível gerenciar com precisão e tomar decisões mais estratégicas”, diz Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3.
- LEIA TAMBÉM: Veja como acessar os relatórios do BTG Pactual gratuitamente com a cortesia do Seu Dinheiro
O serviço estará disponível para investimentos custodiados pela B3, como produtos listados (ações, ETFs e fundos listados), de balcão (fundos fechados, CRIs, CRAs, FIDCs, debêntures e outros) e Tesouro Direto.
Investimentos estrangeiros custodiados no exterior, por exemplo, não têm registro na B3, de modo que não entram no consolidado.
Metas para 2026
Para 2026, o objetivo da B3 é entregar novas atualizações, oferecendo todos os serviços que estão disponíveis na Área do Investidor, na web. Os principais são a portabilidade de investimentos, o cálculo de imposto de renda e a participação em assembleias.
A bolsa acredita que esses serviços são completares aos oferecidos pelos bancos e corretoras.
“Nossa intenção não é executar o transacional, como compra e venda de ativos, mas oferecer de forma simples e seguras os serviços complementares”, diz Paiva.
Ao ter um serviço completo e simplificado em mão, a B3 acredita que o investidor terá uma experiência melhor com os investimentos e se interessar por operações mais complexas.
A agenda de entregas também inclui novos produtos — que poderão ser monitorados no app —, como a plataforma “24 horas por 7 dias” e o título de reserva de emergência do Tesouro Direto, além de novos contratos futuros de mais produtos.
“Criar facilidades como o app e novos produtos mantém os investidores interessados e engajados. Tudo isso faz parte da jornada do cliente para ele se aprofundar e aprender cada vez mais. É como um combo de atratividade”.
Os números da B3 em 2025
Segundo os dados da B3, atualmente o maior volume de investidores da bolsa brasileira está concentrado na renda fixa.
São 101 milhões de investidores, com R$ 2,8 trilhões aplicados — um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Os produtos com maior número de posições são os CDBs e RDBs, totalizando 100,3 milhões de pessoas.
Na parte de renda variável, os números são bem menores: 5,4 milhões de investidores e R$ 601 bilhões aplicados — alta de apenas 5% em relação a 2024.
The post Novo aplicativo da B3 (B3SA3) centraliza investimentos e quer ir além: oferecer da portabilidade à votação em assembleias appeared first on Seu Dinheiro.
