Ranking premium tem BMW, Volvo e Mercedes no pódio dos carros mais vendidos no primeiro semestre

O mercado de veículos premium no Brasil teve um primeiro semestre agitado, com lançamentos, mais eletrificação e a entrada de novas marcas chinesas impulsionando várias tendências.

Em volume, os modelos premium representaram 2,2% das vendas totais, considerando o mercado total de automóveis e comerciais leves, mas com um importante crescimento em torno de 15%. Entre os motivos, ser um segmento menos afetado pelos juros e repleto de inovações tecnológicas, o que incentiva a compra por clientes de alto poder aquisitivo.

Os carros premium mais vendidos no Brasil em 2025 até agora

De acordo com a Fenabrave, entidade que reúne o setor de distribuição no Brasil, foram emplacados 1.131.269 veículos leves nos seis primeiros meses do ano. Os premium participam com 24.631 unidades desse montante.

A marca campeã de emplacamentos da categoria é a BMW, que fechou o primeiro semestre com 7.628 unidades vendidas no Brasil. A supremacia da marca bávara, que monta alguns de seus modelos em Araquari (SC), é conseguir deter 31% desse segmento.

BMW 320 i
BMW 320 i

Para se ter ideia, a líder de mercado hoje é a Fiat, com 21,3% de market share, seguida pela Volkswagen com 16,4% e GM, com 10,6%. Ou seja, entre essas marcas de volume, a briga é acirrada.

A BMW é líder isolada. Atrás dela vem a Volvo, com 18,2% do mercado e 4.475 unidades licenciadas. A Mercedes-Benz vem mais colada na marca sueca com 4.185 emplacamentos e 17% de market share premium.

Na sequência, a Porsche registrou 2.811 unidades (11,4%) e a Audi, 2.390 (9,7%), fechando as marcas top 5 das marcas premium neste primeiro semestre.

Porsche Macan
Porsche Macan

Tendências para o segmento premium

A eletrificação tem se firmado como uma forte e inevitável tendência no setor premium, mas são os híbridos e híbridos-leves os de maior volume, ganhando cada vez mais espaço devido à sua performance combinada com eficiência.

O mercado também verá o avanço de novas marcas chinesas, como a Zeekr, e em breve a Denza, submarca de luxo da BYD, entre outras. A Lexus tem planos robustos de crescimento no país enquanto a GM prepara terreno para trazer modelos Cadillac para o Brasil.

Os SUVs vão manter a preferência e cada vez mais com tecnologias avançadas, como sistemas semi autônomos e sistemas multimídia mais intuitivos.

Tecnologias avançadas, como inteligência artificial embarcada e conectividade veicular, estão chegando rapidamente ao país, assim como as atualizações remotas, que ajudam a manter a valorização dos veículos mesmo após anos de uso. 

Ranking das marcas premium no 1º semestre 2025

Marca premium Unidades janeiro a junho Market share do segmento premium
1º BMW 7.628 31%
2º Volvo 4.475 18,2%
3º Mercedes-Benz 4.185 17%
4º Porsche 2.811 11,4%
5º Audi 2.390 9,7%
6º Land Rover 1.681 6,8%
7º Mini 613 2,5%
8º Lexus 556 2,2%
9º Zeekr 261 1%
10º Outras* 31 0,12%

Fontes: Anfavea/Fenabrave/Abeifa/ABVE

*Aston Martin, Jaguar, McLaren

Ranking dos 10 modelos premium mais vendidos no 1º semestre 2025

Modelo Unidades
1º BMW X1 2.412
2º Volvo EX30 2.035
3º BMW 320i 1.892
4º Volvo XC60 1.328
5º Mercedes-Benz GLC 1.028
6º Porsche Cayenne 921
7º Porsche Macan 829
8º Audi Q3 821
9º Audi Q5 708
10º Mercedes-Benz Classe C 730

Fonte: Fenabrave

As razões por trás do sucesso de cada um dos 10 modelos premium mais vendidos

X1 é o preferido e brasileiro

O BMW X1 foi o carro de luxo mais emplacado nos seis primeiros meses deste ano. Design robusto e moderno que agradam ao público por sua esportividade. Sua produção local, em Araquari, torna seu preço mais competitivo – ele tem cerca de 40% de índice de componentes nacionais e custa entre R$ 319.950 e R$ 383.950. As versões são equipadas com motor 2.0 biturbo a gasolina de 204 cv de potência associado ao câmbio automático de 7 marchas.

BMW X1
BMW X1

O SUV compacto destaca-se pelo conforto interno, acabamento de alta qualidade e recursos tecnológicos, como a tela curvada de alta resolução integrada por duas telas, comando por voz e toque, sistema BMW Connected Drive com serviços de emergência, navegação e notícias. 

Além disso possui controle remoto via aplicativo, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, assistência por voz conectada à Amazon Alexa e casas inteligentes, atualizações de software remotas, equipamentos de assistência à condução, ar-condicionado digital, carregador sem fio, bancos ajustáveis eletricamente e sensor de chuva. 

BMW X1, interior
BMW X1, interior

Volvo EX30: marca acertou na mosca

O carro de entrada da Volvo é um elétrico que manteve a qualidade construtiva de outros modelos da marca sueca. O fez, porém, com um acréscimo de sustentabilidade, o que faz sentido com a proposta escandinava.

O design com linhas limpas e modernas, conta com os faróis "Martelo de Thor" e a grade dianteira fechada reforçam uma identidade visual contemporânea, mesmo sendo um SUV compacto. Por dentro, o EX30 é todo minimalista com poucos botões. Quase todos seus controles são acessados pela tela de 12,3 polegadas do multimídia. Boa parte de seus materiais do acabamento é reciclada.

Volvo EX30
Volvo EX30

Além disso, é o Volvo com a menor pegada de carbono já produzido. O motor de 272 cv tem fôlego de sobra e conforme a versão pode oferecer autonomia de até 338 km. A segurança é top de linha. Preços começam em R$ 229.950 e vão até R$ 299.950. Com ele, a Volvo praticamente dobrou seu volume de vendas no Brasil

BMW 320i: luxo e esportividade

O BMW Série 3, especialmente a versão 320i, é o sedã premium mais vendido no Brasil e um dos carros de luxo mais procurados, devido à sua tradição, design clássico, mas esportivo ao mesmo tempo. Além disso, possui produção nacional em Araquari, desempenho equilibrado com motor 2.0 turbo de 184 cv e acabamento de alta qualidade.

Interior da BMW Série 3
Interior da BMW Série 3

Por dentro são duas telas curvas de 12,3 e 14,9 polegadas. Entre os equipamentos estão faróis de led adaptativos, sistemas de estacionamento assistido, ar-condicionado digital de três zonas e o Driving Assistant, que proporciona alertas e prevenção de colisões, por exemplo. Tem preços entre R$ 346.950 e R$ 387.950.

Volvo XC60 ganha atualização na linha 2026

Por muito tempo o SUV médio foi o Volvo mais vendido do país. Veterano no mercado, teve sua primeira geração lançada em 2008. Hoje mantém o bom conjunto híbrido plug-in, o design escandinavo, a segurança de ponta, conforto e tecnologia.

Volvo XC60
Volvo XC60

Renovado para 2026, o XC60 vem vendido com atualizações no visual dianteiro e soluções mais funcionais. Entre as melhorias novo sistema de som, suspensão pneumática adaptativa e central multimídia de 11,2” com serviços Google integrados.

Volvo XC60
Volvo XC60

O motor 2.0 turbo a gasolina vem combinado a um elétrico, totalizando 462 cv de potência, transmissão automática de 8 marchas e tração integral. Preços vão de R$ 459.950 a R$ 539.950.

SUV GLC é o Mercedes mais vendido do Brasil

O Mercedes-Benz GLC é um dos SUVs premium mais relevantes da marca e o modelo mais vendido no Brasil. Disponível em carrocerias SUV e Coupé, começa com motor 2.0 turbo de 258 cv com sistema híbrido-leve de 48 volts na versão 300, que custa R$ 514.900.

Mercedes GLC
Mercedes GLC

Por dentro, ar-condicionado de 4 zonas, câmeras, sistema MBUX com telas de 12,3” e 11,9”, carregamento sem fio, assistentes de segurança, bancos elétricos com memória e teto solar entregam o luxo com tecnologias. Versões mais potentes contam com motor 2.0 de 421 cv e pacote AMG elevando seu preço para R$ 706.900.

Porsche Cayenne: SUV de luxo vem dominado pela eletrificação

Um dos principais SUVs de luxo de alta performance no Brasil, o Cayenne é a porta de entrada para muitos clientes da Porsche. Em sua mais recente atualização, para a linha 2025, o SUV trouxe design renovado, mais tecnologia e motores ainda mais potentes.

Porsche Cayenne
Porsche Cayenne

Disponível em 15 versões em carrocerias SUV e Coupé, a gama inclui desde opções mais “acessíveis” de R$ 795 mil até os esportivos Turbo de R$ 1.360.000. Na configuração Coupé parte de R$ 840 mil e vai até R$ 1.450.000. O foco na eletrificação é evidente, com modelos híbridos que combinam desempenho, economia de combustível e recuperação de energia. 

Porsche Cayenne GTS, o interior
Porsche Cayenne GTS, o interior

Versões a gasolina têm motor de 474 cv e 500 cv, mas os híbridos dominam em conjuntos que rendem de 470 cv até 739 cv. Nas versões Coupé, ainda mais esportivas, há modelos de até 659 cv só a gasolina e híbridos de 739 cv. O interior de alta tecnologia e acabamento de luxo é compatível com as mais diversas opções de personalização, além de contar com avançados assistentes de condução.

Porsche Macan: reforço elétrico, mas preferência ainda é pela gasolina

O SUV compacto de luxo da Porsche é conhecido por seu desempenho e condução esportiva. Até há pouco tempo, predominava em versões a combustão com motores a gasolina de quatro e seis cilindros. A grande inovação, porém, foi a chegada da segunda geração totalmente elétrica, otimizada pela parceria com a Audi.

Porsche Macan
Porsche Macan

Os modelos a gasolina têm motor 2.0 de 265 cv e parte de R$ 500 mil. Os elétricos combinam potências de 360 a 639 cv, e preços de R$ 560 mil a R$ 770 mil. Uma curiosidade: mesmo sendo elétrico, possui o sobrenome “Turbo”.

Porsche Macan
Porsche Macan

O design evoluído mantém elementos do elétrico Taycan, com melhorias aerodinâmicas, enquanto o interior futurista apresenta telas digitais e tecnologia de ponta, incluindo um head-up display com realidade aumentada. A condução também foi aprimorada com suspensão pneumática e esterçamento do eixo traseiro, consolidando o Macan elétrico, portanto, como símbolo da nova fase da marca. Ainda assim, os modelos a combustão predominam: no semestre, dos 829 vendidos, 593 são movidos a gasolina.

Audi Q3: um resistente brasileiro com sotaque húngaro   

O Audi mais vendido do Brasil tem produção parcial no Brasil e não muda de geração (segunda) desde 2019. De todos SUVs de luxo é um dos mais defasados, com a terceira geração apresentada na Europa há poucas semanas e que por aqui só deve chegar em 2026. 

Audi Q3
Audi Q3

O design até que se mantém moderno, em versões SUV e Sportback. Sob o capô, o motor 2.0 TFSI de 231 cv entrega bom desempenho, mas nada de eletrificação. Além disso, por dentro, entrega o peso de sua “idade”, com a pequena central multimídia de 8,8” e ar-condicionado digital com duas zonas.

Audi Q3
Audi Q3

Por ser feito em São José dos Pinhais (PR) em regime de Semi Knock Down (SKD), o qual componentes são importados da Hungria e a montagem final é feita na planta, tem preço competitivo: parte de R$ 299.990, mas com pacote Black, mais esportivo, chega a R$ 379.990.

Audi Q5: SUV médio tem concorrência pesada

O SUV médio premium da Audi no Brasil, posicionado acima do Q3 e abaixo do Q7, concorre com BMW X3, Mercedes-Benz GLC e Volvo XC60. Seu design sofisticado apresenta linhas fluidas e carrocerias SUV tradicional e Sportback. Importado do México, traz opção de motor 2.0 TFSI a gasolina de 265 cv. Além disso, há uma versão híbrida plug-in TFSIe com 367 cv e capacidade de rodar até 62 km apenas no modo elétrico.

Audi Q5
Audi Q5

O Q5 oferece o Audi Virtual Cockpit, sistema de infotainment MMI Touch de 10”, materiais nobres e espaço confortável para cinco ocupantes. Preços partem de R$ 399.990 a chegam a R$ 532.990. Mas também já está defasado: o Q5 será renovado por completo no final deste ano, com prováveis versões eletrificadas. 

Audi Q5, o interior
Audi Q5, o interior

Mercedes-Benz Classe C: híbrido luxuoso e sofisticado

O veterano sedã de luxo compete com BMW Série 3 e Audi A5, oferece equilíbrio entre luxo, tecnologia, conforto e uma dose de esportividade. A linha 2025, porém, foi atualizada no Brasil com foco nas versões híbridas leves, que aumentaram eficiência e desempenho. 

Mercedes GLC
Mercedes GLC

O interior premium conta com sistema MBUX, telas digitais e materiais de alta qualidade. Os motores variam entre um 1.5 turbo de 204 cv e um 2.0 turbo de 258 cv, ambos com sistema híbrido-leve. Conta ainda com recursos avançados de segurança e assistência ao motorista e preços entre R$ 384.900 e R$ 914.900. Foi produzido no Brasil de 2016 a 2020 e desde então o sedã vem importado da Alemanha.

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Sr. Lobo

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