O Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) aprovou, em 29 de março, a deslistagem das American Depositary Shares (ADSs) da Bolsa de Nova York (NYSE). Esta decisão foi tomada após uma cuidadosa avaliação das alternativas disponíveis, devido aos preços das ADSs que estavam sendo negociadas na NYSE abaixo de US$ 1,00, atingindo uma mínima intradia de US$ 0,63 na última quinta-feira.
Em comunicado, os membros do conselho destacaram que a deslistagem das ADSs é considerada no melhor interesse da companhia e de seus acionistas. O elevado custo de manutenção da listagem na NYSE, aliado ao baixo volume de negociações, foram fatores determinantes para essa decisão estratégica.
Como parte dos próximos passos, a empresa planeja solicitar o cancelamento do registro de suas ações ordinárias e ADSs junto à Securities and Exchange Commission (SEC), conforme divulgado ao mercado.
O Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) tem uma trajetória significativa no mercado. Desde setembro de 2023, após a segregação do Almacenes Éxito, as ADSs representaram menos de 5% do volume médio diário de negociação global (B3 e NYSE) das ações ordinárias da empresa. A partir de janeiro de 2024, essa porcentagem diminuiu para menos de 3%.
A empresa já notificou a NYSE sobre a aprovação da deslistagem e está preparando o envio do Formulário 25 à SEC dentro do prazo estipulado.
É importante ressaltar que as ações ordinárias (ON) do GPA continuarão sendo listadas e negociadas na B3, principal mercado de negociação das ações da companhia.
Em relação ao desempenho recente, nos últimos 12 meses, as ações PCAR3 apresentaram um crescimento de mais de 50%, conforme dados do Trademap. Apesar de um trimestre anterior com prejuízo, o balanço do quarto trimestre de 2023 da varejista surpreendeu positivamente, com resultados que superaram as estimativas dos analistas. Este cenário foi bem recebido pelos analistas e, inicialmente, pelo mercado.
O CEO destacou que o plano de reestruturação está mostrando resultados promissores, embora ainda esteja em andamento e seja considerado apenas metade do caminho percorrido.