A hora da Cigarra: um guia para gastar (bem) seu dinheiro — e não se matar de trabalhar

A fábula da cigarra e da formiga é um dos clássicos que usamos para ensinar as crianças sobre o valor do trabalho e de poupar para o futuro. A heroína da história é a formiga, que trabalha no verão para acumular suprimentos para o inverno. Enquanto isso, a cigarra aparece como um bon vivant, um fanfarrão irresponsável que na hora do aperto depende da caridade da formiga para não passar fome. Mas será que é isso mesmo?

E se a formiga já tiver suprimentos suficientes para o inverno inteiro? Será que ela deveria continuar trabalhando até o fim do verão? Ou seria melhor ela deixar de ser “caxias” e curtir uma praia no Caribe gastando sua um pouco da sua reserva?

Saber poupar é importante. Mas talvez seja igualmente relevante refletir sobre como gastar o seu dinheiro. Provavelmente, você tenha um tio, primo, vizinho ou amigo que viveu para o trabalho, morreu com a conta bancária recheada e sem desfrutar dos prazeres que o dinheiro poderia lhe proporcionar. A formiga só trabalhou, e os herdeiros agradecem.

Para aproveitar sua vida ao máximo e o seu dinheiro, o gestor de fundos Bill Perkins propõe que você “Morra sem nada” (esse é o nome do seu livro, que, aliás, vale muito a leitura).

A lógica é que o dinheiro é seu, e deixar qualquer valor para trás é desperdiçar seu tempo de vida. Se sobrou dinheiro na conta, isso significa que você poderia ter trabalhado menos ou gastado mais.

A proposta não é ser perdulário. Pelo contrário. Ele defende uma estratégia bem pensada para gastar dinheiro com bens ou experiências que realmente valham a pena.

Não há juízo de valor sobre em que gastar. Essa decisão é particular e depende de desejos individuais. Mas é fato que um sonho, seja ele qual for, depende de fatores diversos para se concretizar. E dinheiro é um deles.

Tempo, dinheiro e saúde

Na visão de Perkins, três fatores influenciam na viabilidade das experiências desejadas: dinheiro, tempo disponível e saúde. Algumas poucas pessoas no mundo têm o privilégio de ter abundância dos três e, assim, ter acesso às melhores experiências e bens de consumo disponíveis no planeta.

Mas se você não é um jovem herdeiro multimilionário talvez tenha que refletir sobre a melhor forma de balancear essa equação.

Se não tem dinheiro sobrando, o caminho é buscar experiências de baixo custo. Quer um exemplo? Neste fim de semana de Carnaval, as ruas do Brasil estão lotadas de bloquinhos com diversão gratuita.

Para quem tem dinheiro e saúde, talvez o maior desafio seja encontrar tempo. Eu queria muito fazer um intercâmbio e cursar um semestre do meu mestrado no exterior, mas infelizmente meus deveres profissionais não me permitem ter tempo para viver essa experiência.

A maior reflexão, no entanto, talvez seja sobre a questão da saúde. O sonho do brasileiro é uma aposentadoria generosa. Há um desejo de viver tranquilo e poder aproveitar a vida quando, se tudo der certo, tivermos tempo e dinheiro. Mas será que teremos pernas fortes para aguentar subir as ladeiras das ilhas gregas com 80 anos?

A conclusão é que, com tantas variáveis, o melhor a fazer é ser um pouco formiga e um pouco cigarra, ao mesmo tempo. Ter clareza de propósito de vida, responsabilidade e fazer um planejamento financeiro tanto para poupar quanto para gastar.

Desde a estreia do Seu Dinheiro, em 2018, buscamos atender as “formigas”, com conteúdos sobre economia, finanças e negócios para ajudá-las a fazer render mais o seu suado dinheiro com bons investimentos.

Para atender as “cigarras”, ampliamos a nossa cobertura para contemplar também artigos sobre gastronomia, viagens, consumo e outras experiências que o dinheiro pode comprar. As reportagens estão disponíveis na nossa seção de Lifestyle, que completa um ano neste Carnaval.

Deixo aqui um agradecimento a todos os nossos leitores que nos prestigiam com o acesso. Espero sinceramente que nosso conteúdo possa colaborar com suas decisões financeiras.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Escreva para marina.gazzoni@seudinheiro.com

Um abraço e ótimo domingo!

The post A hora da Cigarra: um guia para gastar (bem) seu dinheiro — e não se matar de trabalhar appeared first on Seu Dinheiro.

Sr. Lobo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem