De Minas a Paris, 6 destinos de turismo movido a queijo

Viajar é bom, mas turistar e ainda saborear um bom queijo é ainda melhor. E quem atesta isso são os viajantes no Brasil e no mundo. Segundo a Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo, o queijo tem impulsionado uma extensa cadeia ligada ao turismo rural, que, de acordo com uma pesquisa do Sebrae, é um dos segmentos mais procurados pelo viajante desde o início da pandemia. Como indica o estudo, seu crescimento é de quase 30% ao ano.

Além disso, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a gastronomia é hoje o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo, atrás da natureza e da cultura.

Já a especialista em queijos e guia turística Jennifer Greco, residente da França há 20 anos, diz à BBC que tem visto mais visitantes internacionais interessados em queijo. "Durante a Covid, todos estavam em casa comendo comidas reconfortantes, mas depois começaram a pensar: 'Gostaria de saber mais sobre isso – que queijo é esse que estou comendo?'”, relata.

Que a França é uma das principais referências quando se trata de queijos, não é novidade. Mas, além do país de gastronomia renomada, veja a seguir, outros destinos de turismo movidos a queijo. Inclusive, no Brasil.

Musée Vivant du Fromage (Museu Vivo do Queijo), em Paris

Inaugurado em junho de 2024, o novo museu fica a poucos passos da recém-restaurada Catedral de Notre-Dame. Segundo a BBC, ele é pequeno, mas rico em detalhes. 

Exposições em inglês e francês explicam como os queijos são feitos. Além disso, conta sobre as pessoas e as tradições por trás deles, bem como a ciência do envelhecimento e do sabor. É possível também fazer uma exploração mais aprofundada por meio de telas interativas.

Exposição no Musée Vivant du Fromage, em Paris
Exposição no Musée Vivant du Fromage, em Paris

Já o balcão da loja oferece uma viagem gastronômica pela França por meio dos queijos à venda. A experiência se completa com um som de fundo de sinos de vaca, como se os próprios campos estivessem à fora.

Rota do Queijo do Serro, em Minas Gerais

A Rota do Queijo do Serro, que percorre a Cordilheira do Espinhaço e abrange 11 municípios, conecta mais de 300 anos de história do Queijo Minas Artesanal, que começou a ser desenvolvido no final do século 17 e início do 18. Inclusive, os "Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal” se destacam como o primeiro produto gastronômico brasileiro reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em dezembro de 2024 .

Serra do Espinhaço, que vai do sul de Minas até o norte da Bahia
Serra do Espinhaço, que vai do sul de Minas até o norte da Bahia

Neste programa, é possível fazer visitas a fazendas premiadas mundialmente como a Fazenda Santo Antônio, que ganhou nota máxima de 100 pontos no Mundial da França, e a Fazenda Córrego Taboão que mantém um museu próprio com peças históricas , moinho d'água e degustações ao lado do fogão à lenha. 

La Maison du Gruyère (Casa do Gruyère), Cantão de Friburgo, na Suíça

Localizada na pitoresca vila de Pringy, próxima ao castelo de Gruyères, esta queijaria demonstrativa opera desde 1969. Ela é a única produtora moderna do queijo autêntico Gruyère AOC aberta ao público na região histórica de Gruyères, segundo o Switzerland Tourism, a organização nacional de turismo do governo suíço.

O queijo tem denominação de origem protegida, que atesta sua qualidade e origem na região de Gruyères, no cantão de Friburgo, na Suíça.

A experiência na Maison du Gruyère inclui exposição interativa guiada, demonstrações ao vivo da produção (melhor e degustação de queijos em diferentes estágios de maturação.

O cenário medieval da cidade, com seu castelo imponente e a Cordilheira do Jura ao fundo dão à ambientação um toque especial.

Museo del Parmigiano Reggiano (Museu do Parmesão Reggiano), em Soragna, na Itália

Localizado em Soragna, este museu celebra o queijo italiano em um cenário histórico da família Meli-Lupi, que governou Soragna há mais de 800 anos.

Lá, é possível explorar exposições em linha cronológica desde a época romana até hoje, além de assistir a demonstrações do processo tradicional de produção.

Parte exterior do Museo del Parmigiano Reggiano, em Soragna, na Itália
Parte exterior do Museo del Parmigiano Reggiano, em Soragna, na Itália

Degustação guiada do queijo com diferentes idades de maturação e tours de fábricas ativas com maestros queijeiros trabalhando também fazem parte da experiência. As cavernas de maturação, onde milhares de rodas de queijo envelhecem por anos, completam a viagem no tempo. Atualmente, no entanto, as visitas ao museu estão suspensas para trabalhos de manutenção.

Trilha do Queijo, em Vermont, nos Estados Unidos

A Trilha do Queijo, no estado de Vermont, nos Estados Unidos, inclui um circuito de aproximadamente 450 quilômetros conectando mais de 45 produtores artesanais.

Entre os destaques está a Plymouth Cheese Factory, segunda fábrica mais antiga dos EUA, na propriedade histórica de Presidente Coolidge, em uma pequena comunidade situada nas Green Mountains.

Além disso, a fabricante artesanal de laticínios localizada em Websterville, Vermont Creamery, especializada em queijos de cabra estilo europeu, coleciona mais de 100 prêmios internacionais.

Cheese World and Museum (Mundo do Queijo e Museu), na Austrália

O Cheese World and Museum, na cidade de Allansford, na Austrália, oferece uma experiência turística que busca combinar história com sabor.

O museu está localizado em frente à Warrnambool Cheese and Butter Factory, empresa histórica australiana de laticínios fundada em 1888, considerada o mais antigo processador de laticínios em operação contínua da Austrália, segundo o Australian Food Timeline.

O Cheese World and Museum fica na Great Ocean Road, na cidade de Allansford
O Cheese World and Museum fica na Great Ocean Road, na cidade de Allansford

O complexo permite aos visitantes degustar gratuitamente queijos premiados da linha Warrnambool Matured e Vintage a cada meia hora, além de aprender sobre o processo de fabricação por meio de projeções ao vivo e DVDs educativos.

The post De Minas a Paris, 6 destinos de turismo movido a queijo appeared first on Seu Dinheiro.

Sr. Lobo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem