Para quem gosta de vinhos, história e exclusividade, uma novidade vem aí – novidade não: raridade. A Concha y Toro, maior produtora e exportadora do Chile, passa a disponibilizar no marketplace brasileiro Wine Trader safras históricas do premiado Cabernet Sauvignon Don Melchor. Entre elas, as raríssimas 1988, 1989 e 1997.
Tais edições, inclusive, de tão limitadas, hoje já não são encontradas mesmo em salões dos mais exclusivos.
“Don Melchor é para mim a busca constante da melhor expressão de cada uma das videiras dentro da vinha, para obter em cada colheita a beleza do equilíbrio do terroir de Puente Alto. Essa é a minha verdadeira obsessão.”, diz Enrique Tirado, CEO e Diretor Técnico da Viña Don Melchor.
- CONFIRA: Você sabe o que está em alta? Cadastre-se para receber as newsletters do Lifestyle do Seu Dinheiro, antenada em comportamento e consumo
O especialista afirma ainda que utiliza todo o conhecimento e tecnologia disponível como ferramentas para alcançar um maior entendimento e, sobretudo, observar e sentir cada planta e cada vinho. “É o que nos permite conseguir o equilíbrio perfeito em cada colheita”, complementa.
Referência de outros tempos
Hoje, a Don Melchor é reconhecida mundialmente por sua qualidade e frequentemente condecorada em premiações globais. Em 2024, por exemplo, a Wine Spectator, elegeu o Don Melchor 2021 como o “Vinho do Ano". Este foi o único rótulo sul-americano a alcançar o 1º lugar neste prestigiado ranking mundial. Além disso, Don Melchor figurou nove vezes na lista dos melhores do mundo do crítico James Suckling, com destaque para os 99 pontos recebidos pela safra de 2022.
O vinho é considerado expressão das características únicas do terroir de Puente Alto, com solos pedregosos e clima influenciado pelos Andes. Aliás,o próprio crítico James Suckling e publicações que incluem Decanter e Wine Spectator, destacam tais fatores como essenciais para a produção de Cabernet Sauvignon de alta qualidade.
As safras disponibilizadas têm como destaque as características que refletem sua origem, bem como o processo de produção e a visão dos seus produtores que valorizam terroir, qualidade e longevidade.
Dentre elas, um vinho de 1988 que ajudou a colocar o Chile no Olimpo global da bebida. Além disso, outro de 1989, que consolidou a posição conquistada no ano anterior.
Confira, a seguir, os destaques das safras históricas e raras de Don Melchor que chegam ao chegam à Wine Trader.
Don Melchor Cabernet Sauvignon 1988
A safra de 1988 foi a primeira a posicionar o rótulo entre os melhores vinhos do mundo na Wine Spectator.
Com o marco da figuração inaugural no ranking dos Top 100 da revista norte-americana, em 1989, houve um impulsionamento da reputação dos vinhos chilenos internacionalmente.
Produzido em condições desafiadoras de clima frio e chuvoso – um ano de La Niña –, o vinho se destaca pela complexidade dos aromas que evocam notas de terra. Além disso, apresenta trufas e especiarias sutis, acompanhadas por uma estrutura elegante e muito equilíbrio no paladar.
De acordo com a marca, a safra se tornou um marco por expressar plenamente a qualidade do terroir chileno.
Don Melchor Cabernet Sauvignon 1989
Já a safra de 1989, o Wine Trader pontua como uma das mais difíceis de se encontrar e altamente valorizada pelo público geral e colecionadores. Como aponta uma análise da revista ADEGA, o vinho apresenta notável capacidade de envelhecimento, complexidade de aromas e rara vitalidade, mesmo após décadas em garrafa.
Lançada um ano após o destaque anterior, ela complementa a base estabelecida pela safra 1988, apresentando um caráter mais arredondado e integrado, com forte influência do estilo bordalês.
Trata-se de um Cabernet Sauvignon com estágio de 12 meses em carvalho francês, que, de acordo com o veículo, “ao primeiro momento lembra um Bordeaux envelhecido, apresentando notas terrosas, de couro, ervas secas e especiarias doces; depois aparecem notas florais, de eucalipto, de mentol e de cânfora”.
A publicação ressalta sua acidez excepcional, taninos vibrantes e um final prolongado e elegante, características raras em vinhos sul-americanos com essa idade.
Don Melchor Cabernet Sauvignon 1997
A condução do enólogo Enrique Tirado desde meados dos anos 1990 ajudou a consolidar o caráter consistente das safras dos dois primeiros anos. Desse modo, elas se tornaram uma referência de estilo clássico e equilíbrio.
A safra de 1997, primeira conduzida integralmente por ele, instituiu uma abordagem científica e detalhada no manejo do vinhedo e elaboração do vinho.
A partir daquele ano, segundo a Don Melchor, houve “um estudo minucioso do solo, clima, gestão de cada parcela e identificação das melhores áreas do vinhedo para a produção de Cabernet Sauvignon de excelência".
The post De 1988 a 1997: Don Melchor inclui três safras históricas e raras em marketplace brasileiro; saiba quais appeared first on Seu Dinheiro.
