Para 184 atletas, este sábado (23) marca o início da Vuelta a España, o terceiro e último Grand Tour masculino de 2025. Pelos próximos 23 dias, 23 times deverão seguir por uma rota em 3.138 km de terrenos acidentados e subidas íngremes.
E, se o Giro d'Itália e o Tour de France já são considerados desafios supra-humanos, a La Vuelta eleva a exigência ao extremo: esse ano, serão 21 etapas, distribuídas por quatro países (Itália, França, Andorra e Espanha), com 10 chegadas em alto e aproximadamente 54.488 metros de altimetria estimada.
- CONFIRA: A newsletter do Lifestyle do Seu Dinheiro quer te atualizar sobre novas tendências de gastronomia, viagens e estilo de vida; veja aqui como receber
Como assistir a Vuelta de España 2025?
Para quem quiser assistir no Brasil, a ESPN é o canal de transmissão oficial da prova. A cobertura de todas as 21 etapas acontece pela ESPN 3, com narração especializada e análises técnicas durante a programação.
Neste sábado (23), a transmissão começa às 9h45, horário de Brasília. Porém é preciso ter assinatura ativa.
A prova também fica disponível para assinantes Star+, plataforma da Disney, que vai transmitir todas as etapas.
Em Portugal, fãs podem acompanhar todas as etapas pelo Eurosport 1 ou pelos serviços Discovery+ e HBO Max. Já nos Estados Unidos, a prova passa via Peacock.
O trajeto
O trajeto já começa surpreendente, com partida do palácio barroco Reggia di Venaria Reale, um patrimônio mundial da UNESCO nos arredores de Turim, na Itália.
O lugar tem se mostrado requisitado para as maiores provas de ciclismo do mundo. Em 2024, o Giro d’Italia também teve seu Grand Departure por lá.
De lá, os atletas seguem por entre o norte italiano em lugares como Novara, Alba e Susa. Depois, o pelotão passa rapidamente pela França, na etapa que termina em Voiron, no departamento de Isère.
A etapa seguinte já parte da Figueres, Girona, de onde o grupo parte por uma sequência no norte espanhol, somente interrompida por uma passagem pela diminuta Andorra.
Dos 23 dias até a chegada, que ocorre no marco histórico Paisaje de la Luz, em Madrid, há somente duas pausas de descanso, aliás, programadas para 1º e 8 de setembro.
Os desafios
Esse ano, os desafios aos atletas incluem as 10 chegadas em alto. Delas, as mais dramáticas incluem o Alto de L'Angliru, nas Astúrias. Uma das subidas mais temidas pelos atletas, a montanha entra em rota na 13ª etapa da Vuelta, dia 5 de setembro.
Já na 20ª etapa é a vez da Bola del Mundo, pico de 2.257 metros de altitude, com ganho de 1.350 metros.
Em 2025 serão também 26 quilômetros de contrarrelógio individual, o que favorece quem aperfeiçoar suas habilidade de escalada, por exemplo.
Significado das camisetas
Assim como no Tour de France, a Vuelta de España também carrega significado nas camisetas usadas por líderes da prova.
A camiseta vermelha, por exemplo, é usada pelo líder de classificação geral, o atleta que completou as etapas em menos tempo.
Já a camiseta verde é concedida ao líder da classificação por pontos, que acumula pontos em sprints intermediários e chegadas de etapas.
A camiseta com pontos azuis, por outro lado, é o do vencedor das montanhas, que completa os percursos de elevação com mais pontos.
Por fim, há a camiseta branca, que, desde 2019, indica o jovem ciclista, de menos de 26 anos, mais bem posicionado na competição.
The post Vuelta a España 2025: como assistir às 21 etapas da prova em sua 80ª edição, na TV e no streaming appeared first on Seu Dinheiro.
