Não é porque os aeroportos são locais de passagem que eles precisam se contentar com uma estética meramente funcional. Nada como andar por ambientes agradáveis enquanto você vai de um portão para o outro, esperando pelo embarque. E o Prix Versailles, um dos mais renomados prêmios mundiais de arquitetura e design, sabe bem disso.
Nesta segunda-feira (30), seis aeroportos foram premiados como os mais bonitos do mundo em 2025, por sua excelência tanto na parte operacional quanto no aspectos estéticos e ecológicos. Spoiler: nenhum deles está no Brasil.
É importante enfatizar que o prêmio foi oferecido a determinados terminais, não à infraestrutura como um todo.
Veja a lista completa dos aeroportos premiados pelo Prix Versailles
- Aeroporto Internacional de Penglai, terminal 2 — Yantai, China
- Aeroporto de Marselha-Provence, terminal 1 — Marignane, França
- Aeroporto Roland Garros, terminal de desembarque — Ilha da Reunião, França (departamento ultramarino)
- Aeroporto Internacional de Kansai, terminal 1 — Osaka, Japão
- Aeroporto Internacional de Portland, terminal principal — Portland, Estados Unidos
- Aeroporto Internacional de San Francisco, terminal 1 — San Francisco, Estados Unidos
“Os aeroportos precisam resolver grandes dificuldades em termos de gestão de fluxo e das próprias aeronaves. No entanto, essa nova categoria de instalações também pode ser vista como obras de arte, ou pelo menos como algo belo. Na verdade, deveríamos nos esforçar para que isso acontecesse”, declarou Jérôme Gouadain, secretário-geral do Prix Versailles, em comunicado à empresa.
O Prix Versailles também já soltou a lista dos museus e dos restaurantes mais bonitos do mundo neste ano.
Veja as fotos dos aeroportos mais bonitos do mundo em 2025
O novo terminal do Aeroporto Internacional de Penglai faz referência à paisagem costeira da cidade de Yantai, que divide o litoral do Mar Amarelo com as Coreias.
O layout em formato de E foi pensado para otimizar o fluxo de passageiros e reduzir os impactos no terreno. Além disso, a luz natural incide sobre todo o terminal. Todos esses aspectos simbolizam a abertura e interconectividade que a província de Shandong tem buscado nos últimos tempos.

Desenhado pelo renomado e premiado escritório britânico Foster + Partners, também responsável pelo novo museu Zayed em Abu Dhabi, o novo terminal do Aeroporto de Marselha-Provence teve um projeto que contemplou tanto a estrutura original dos anos 1960 quanto os mais recentes desenvolvimentos nos anos 1990.
A ventilação natural e os detalhes em madeira, fazendo referência aos barcos no porto de Marselha, são alguns dos destaques.

Situado no Oceano Índico, ao lado de Madagascar, esse aeroporto na Ilha de Reunião usou de uma infraestrutura chamada de “bioclimática”. Em suma, esse tipo de construção visa promover o conforto térmico sem causar um impacto ambiental tão danoso.
Vale lembrar que este departamento ultramarino francês está exposto a um clima tropical de bastante calor e umidade.

Em Osaka, no Japão, um país que vê o turismo crescer vertiginosamente, o aeroporto foi eleito como o mais longo do mundo. Com as renovações, o terminal 1 expandiu em 25% a capacidade de acomodação de passageiros e implementou um novo sistema para gestão de filas.

Honrando a história de exploração florestal do estado de Oregon, ao norte da Califórnia, o novo terminal principal do aeroporto de Portland investiu bastante na decoração com madeira e plantas naturais. A sensação buscada é que, ao transitar pelo local, os viajantes se sintam fazendo uma caminhada pela floresta.
Os materiais utilizados têm origem da indústria local. Além disso, os elementos arquitetônicos foram dispostos de uma forma que a luz natural consegue entrar.

Por fim, o último colocado, o terminal 1 do aeroporto internacional de San Francisco conseguiu reduzir sua pegada de carbono em 79% e o uso de energia em 59% após a reforma.
A arquitetura busca fazer referência à cena artística da Bay Area, com murais coloridos. Na verdade, o aeroporto está se tornando um destino cultural através do Museu SFO, o primeiro museu dentro de um aeroporto no mundo que permite que os viajantes vislumbrem obras de arte ao transitarem entre os portões de embarque.

The post Prêmio francês elege os 6 aeroportos mais bonitos do mundo (e nenhum fica no Brasil) appeared first on Seu Dinheiro.