A nova classe executiva: conheça as business mais exclusivas do mundo, e quanto custa voar em cada uma delas

Há cinco anos, a pandemia de covid-19 praticamente congelou as viagens corporativas. Céus vazios despertavam dúvidas sobre o futuro incerto do setor. Pois o futuro chegou, agora com público ainda mais exigente, seletivo e disposto a investir em uma jornada mais fluida e confortável. As companhias aéreas, por sua vez, ouviram o recado.

Antes ocupando um espaço entre a econômica e a primeira classe, a executiva ressurge completamente transformada. Embora ainda uma categoria de transição, ela está mais exclusiva, tecnológica e preparada para entregar uma experiência premium, do embarque ao desembarque.

Mas o que define, afinal, a chamada nova business? Para Italo Russo, CEO da W Premium Group, um dos principais operadores de salas VIP do país, a resposta está na integração de toda a jornada.

“A nova business vai além do assento confortável e do serviço de bordo eficiente. Hoje, ela representa uma experiência completa, que começa, aliás, antes do embarque e termina após o desembarque. Privacidade, personalização, conectividade contínua, design sofisticado e integração com serviços em solo, portanto, são indispensáveis”, explica.

Cathay Pacific Airways
Cathay Pacific Airways

Do conforto à curadoria

 A transformação da classe executiva não foi apenas estética, mas conceitual. O foco deixou de ser apenas o conforto físico para abraçar uma experiência holística, que cuida do bem-estar do passageiro em todas as frentes, como explica Russo.

“A classe executiva evoluiu para atender a um público mais exigente e mais diverso. Deixou de ser apenas sinônimo de conforto para se tornar sinônimo de experiência. Hoje, falamos de curadoria gastronômica, bem-estar durante o voo, integração com serviços premium em terra e, principalmente, personalização. O luxo silencioso, que respeita o tempo e o espaço do passageiro, passou a ser o verdadeiro diferencial.”

Exemplo é a United Airlines, que revelou em maio suas novas suítes de classe executiva, a United Polaris Studio. Quem também inova é a Qatar Airways e sua Qsuite, coroada em 2025 como a “Melhor Classe Executiva do Mundo” pela consultoria britânica Skytrax. Ambas oferecem serviços, tanto a bordo quanto em solo, antes restritos à primeira classe.

Air France
Air France

Outras, como a ANA All Nippon Airways e a Singapore Airlines, que também figuram no topo do ranking da Skytrax, investem em assentos que se transformam em camas perfeitamente planas, menus assinados por chefs estrelados e uma atenção aos detalhes sem precedentes.

Em cabines mais modernas, assentos aparecem em configuração 1-2-1, onde todos os passageiros têm acesso direto ao corredor. O que não pode faltar, segundo Russo, é uma visão que integre forma e função de maneira impecável.

“As principais tendências giram em torno da privacidade, com suítes individuais; tecnologia integrada, como controle total via aplicativo; iluminação circadiana; materiais nobres com identidade local; e espaços que permitam trabalhar e descansar com o mesmo nível de excelência. O design hoje precisa ser funcional, imersivo e sensorial.”

A business virou a nova primeira classe?

Se antes a classe executiva era um reduto quase exclusivo de homens e mulheres de negócios, hoje a demografia é mais fluida e diversificada. A mudança de comportamento do consumidor de luxo, impactado pela crise mundial do setor, refletiu diretamente no setor aéreo (e seus tíquetes business).

A executiva se tornou a nova primeira classe? Para Italo Russo, o cenário é mais complexo.

O que existe hoje é um uma business com mais viajantes high-end do lazer, casais e famílias que valorizam o tempo e escolhem pagar por uma experiência sem fricções. Há ainda um novo consumidor, que prioriza o luxo, mas com viés mais consciente, autenticidade e sustentabilidade em vez de ostentação.

Japan Airlines
Japan Airlines

“Embora a business tenha evoluído e, em muitos casos, assumido o papel que era antes da primeira classe, o cenário é mais diverso. A primeira classe continua em alta em companhias que atendem um público extremamente exigente, por exemplo, que valoriza tempo, privacidade e exclusividade em cada detalhe. Esse cuidado é um diferencial – e mostra que, para certos perfis, a primeira classe ainda tem um papel essencial no portfólio premium das companhias.”

A seguir, descubra quais são as companhias aéreas que se destacam na classe executiva em 2025 - e quanto custa, em média, voar em cada uma delas.

Qatar Airways

Reconhecida como líder mundial na aviação de luxo, a Qatar Airways mantém sua posição de destaque com a premiada Qsuite. Com portas deslizantes e layout flexível, a companhia lança destaque sobre a privacidade, com configurações de cabine que vão de cama de casal a espaço colaborativo para reuniões a bordo.

Qatar Airways
Qatar Airways

Os passageiros desfrutam de refeições no momento em que desejarem, com um menu criado por chefs renomados, e, para completar, recebem amenities da sofisticada casa francesa Diptyque. Preço: R$ 21.000 a R$ 28.000, o trecho São Paulo/Doha.  

Singapore Airlines

Ícone da aviação de alto padrão, a Singapore Airlines se destaca pela excelência de seu atendimento. Por isso mesmo, recebeu o prêmio de "Melhor Tripulação de Cabine do Mundo".

Singapore Airlines
Singapore Airlines

Seus assentos generosos proporcionam uma experiência de conforto incomparável, enquanto o serviço “Book the Cook” permite aos passageiros escolherem com antecedência pratos de um cardápio personalizado. Preço: R$ 38.000 a R$ 44.000, o trecho São Paulo/Singapura.

Cathay Pacific Airways

A Cathay Pacific ressurge como referência no luxo aéreo com a sofisticada Aria Suite, presente nos seus Boeing 777-300ER. Equipadas com tecnologia de ponta, como uma tela 4K de 24" e conexão Bluetooth, as suítes também oferecem portas deslizantes e design elegante.

Cathay Pacific Airways
Cathay Pacific Airways

O serviço de bordo combina sabores ocidentais e asiáticos, com destaque para os kits da marca de luxo Bamford. Além disso, o lounge da Cathay em Hong Kong, é um espetáculo à parte, consolidando sua proposta de um serviço completo. Preço: R$ 26.000 a R$ 30.000, o trecho São Paulo/Hong Kong.

Air France

Elevando o charme do savoir-faire francês a novos patamares, a Air France introduz uma cabine executiva elegante com portas deslizantes, acabamentos em materiais nobres e um layout que alia sofisticação à funcionalidade. Os assentos da primeira fileira da Nouvelle Business Class oferecem espaço extra para os pés, criando uma experiência próxima à da primeira classe. 

Air France
Air France

A gastronomia a bordo, aliás, é uma celebração da alta culinária francesa, com menus assinados por chefs estrelados e uma seleção premiada de vinhos, finalizada com amenities da marca Clarins. Preço: R$ 17.000 a R$ 21.000, o trecho São Paulo/Paris.

Japan Airlines (JAL)

Combinando tradição e inovação, a Japan Airlines apresenta sua nova suíte executiva nos Airbus A350-1000, com paredes altas e isolamento acústico que garantem privacidade total. O sistema de som embutido no encosto de cabeça, por exemplo, cria uma experiência imersiva.

Japan Airlines (JAL)
Japan Airlines (JAL)

A bordo, a JAL oferece menus refinados com pratos japoneses e opções a qualquer hora, além de garantir conforto com colchões premium da marca Airweave. Preço: R$ 19.000 a R$ 33.000, o trecho São Paulo/Tóquio.

All Nippon Airways

A All Nippon Airways reafirma sua reputação de inovação com o assento The Room, um verdadeiro marco em conforto e espaço. Com quase 90 cm de largura e portas altas, a ideia é assegurar privacidade total.

All Nippon Airways
All Nippon Airways

Além disso, a hospitalidade japonesa, o omotenashi, está presente, desde os refinados menus kaiseki até a roupa de cama de alto padrão da marca Nishikawa. Preço: US$ 5.000 a US$ 8.000, o trecho Nova York/Tóquio.

Hainan Airlines

A chinesa Hainan Airlines impressiona com uma classe executiva de primeira linha, presente em seus modernos Boeing 787-9. A configuração 1-2-1 com assentos reversos garante acesso ao corredor e camas planas confortáveis.

Hainan Airlines
Hainan Airlines

O serviço, porém, é o verdadeiro destaque: pijamas oferecidos em voos longos, gastronomia sem bandejas e um atendimento personalizado. Preço: até US$ 5.000, o trecho Boston/Haikou.

STARLUX Airlines

Em operação desde 2018, a taiwanesa STARLUX Airlines chega a 2025 como a sétima melhor classe executiva do mundo no ranking da Skytrax, deixando para trás, por exemplo, as prestigiadas Emirates e Lufthansa.

STARLUX Airlines
STARLUX Airlines

Em seus Airbus A350, a classe executiva combina design moderno, conforto absoluto e tecnologia inteligente. Os assentos viram camas totalmente planas, e o serviço de bordo impressiona pela atenção aos detalhes. Parcerias com restaurantes premiados elevam a gastronomia, enquanto o Wi-Fi gratuito e ilimitado é um diferencial. Preço: US$ 5.000 a US$ 8.000, o trecho Los Angeles/Taipei.

Bônus: United Airlines

A United Polaris Studio representa a nova e luxuosa classe executiva da United Airlines, com lançamento previsto para 2026 a bordo de suas aeronaves Boeing 787-9.

United Airlines
United Airlines

As suítes exclusivas oferecerão 25% mais espaço do que os assentos Polaris tradicionais, garantindo maior conforto e privacidade com a inclusão de portas deslizantes. Telas 4K de 27", a maior em uma companhia aérea dos EUA. Além disso, amuse-bouche com caviar Ossetra e champagne Laurent-Perrier, completam a experiência. 

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Sr. Lobo

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