O segmento de carros seminovos de luxo e superesportivos no Brasil Ă© um universo particular, movimentado por um pĂșblico exigente e influenciado por fatores que vĂŁo alĂ©m do simples preço.
Em uma conversa com o proprietĂĄrio de uma das lojas mais conceituadas do setor na capital paulista, revelaram-se insights valiosos sobre as dinĂąmicas e tendĂȘncias desse mercado.
O veĂculo, especialmente entre o consumidor premium, transcende a função da simples mobilidade. Ele se torna uma extensĂŁo da personalidade e do estilo de vida do proprietĂĄrio.
Num momento em que a exposição vira regra, o carro de luxo se encaixa perfeitamente, refletindo o que a pessoa é e o que ela busca expressar para o mundo.

Polos de comércio de luxo no interior e outros estados
O mercado de seminovos premium, embora muitas vezes discreto, Ă© vibrante e se concentra em ĂĄreas nobres de SĂŁo Paulo.
Algumas cidades do interior paulista se destacam como polos de comércio de seminovos de luxo e superesportivos. Isso devido à concentração de renda, infraestrutura e presença de empresas de alto padrão.
Campinas, São José do Rio Preto, Jundiaà e Sorocaba são cidades que apresentam crescimento econÎmico e expansão nesse segmento. Ribeirão Preto, mais conhecida pelo agronegócio, tem uma população de alto poder aquisitivo que impulsiona o comércio de bens de luxo, incluindo automóveis premium.
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Outras regiĂ”es tambĂ©m tĂȘm forte presença nesse mercado. Santa Catarina, por exemplo, Ă© um estado com oferta de carros de luxo e superesportivos, principalmente em FlorianĂłpolis e BalneĂĄrio CamboriĂș.

Belo Horizonte e Rio de Janeiro contam com nĂșmero significativo de lojas de seminovos de luxo, refletindo o poder econĂŽmico dessas capitais.
O Centro-Oeste, com BrasĂlia e GoiĂąnia, tambĂ©m mostra uma crescente demanda e oferta de veĂculos premium, com diversas lojas especializadas.
Compra inteligente
A preferĂȘncia por seminovos no segmento de alto padrĂŁo Ă© uma tendĂȘncia consolidada. Muitos consumidores, adeptos da compra inteligente, nĂŁo veem sentido em arcar com a alta depreciação inicial de um carro novo.
Eles optam por veĂculos seminovos de luxo que, frequentemente, rodaram poucos milhares de quilĂŽmetros. Na prĂĄtica, isso representa um carro mais equipado e sofisticado por um preço significativamente mais vantajoso, mas sem perder a sensação de novo. Por fim, atrai um perfil de comprador que busca os benefĂcios de um carro de alto padrĂŁo sem o custo de um zero-km.
Na visĂŁo de Fifo Anspach, dono da Automiami, localizada na nobre Avenida Europa (SP), a pandemia trouxe uma particularidade. Foi a escassez de oferta de veĂculos novos, que impulsionou ainda mais o mercado de seminovos de alto padrĂŁo.

A falta de componentes e as interrupçÔes na produção resultaram em longas filas de espera para carros zero-km. Esse cenĂĄrio transformou o “second-hand” (segunda mĂŁo) em uma solução nĂŁo apenas para automĂłveis, mas tambĂ©m para outros bens de luxo, como relĂłgios e bolsas.
Seminovo, sim; mais caro também
A escassez de oferta de modelos muito procurados, como o Mercedes-Benz G63 e os Porsche 911 e GT3, levou a uma situação em que alguns seminovos de luxo com baixa quilometragem podiam ser vendidos por preço superior ao de um carro novo, especialmente se jå estivessem blindados.

Fifo cita o Mercedes AMG G 63, um dos veĂculos mais cobiçados globalmente. Enquanto um exemplar zero-km custa cerca de R$ 2,2 milhĂ”es e demandaria mais de R$ 200 mil para blindagem, ele pode ser vendido como seminovo blindado (2024 com 3 mil km) por R$ 2,6 milhĂ”es. Isso acontece porque o cliente nĂŁo estĂĄ disposto a esperar dois anos pela entrega de um carro novo e sua posterior blindagem.

O imediatismo se tornou um fator-chave: consumidores com alto poder aquisitivo desejam a gratificação imediata, muitas vezes apĂłs um ganho financeiro expressivo. Entre a clientela de Fifo, ricos tradicionais, novos ricos, jogadores de futebol, influenciadores e atĂ© “o pessoal das bets”.
O domĂnio dos blindados e a busca por segurança
Dentro do segmento de superluxo, o mercado de veĂculos blindados Ă© um pilar fundamental para a loja de Anspach. Ela representa uma fatia significativa de 85% de suas vendas.
Isso demonstra a intensa demanda por segurança entre os consumidores de alto poder aquisitivo no Brasil. Mesmo que outras lojas de luxo nĂŁo atinjam essa mesma porcentagem, estima-se que a participação de blindados no segmento seja de, no mĂnimo, 50% em outras operaçÔes.

A praticidade de adquirir um carro jĂĄ blindado Ă© um diferencial crucial. Clientes nĂŁo querem esperar meses por um processo de blindagem, desejam o veĂculo pronto para uso imediato.
AlĂ©m disso, a necessidade de um blindado pode surgir de forma urgente. Muitas vezes ocorre apĂłs um incidente pessoal ou uma crescente percepção de risco, levando Ă busca por uma solução pronta que se encaixe no orçamento. A triste realidade da segurança pĂșblica no Brasil, com assaltos cada vez mais audaciosos – inclusive dentro de aplicativos de transporte –, reforça a urgĂȘncia por essa camada de proteção.
Busca por exclusividade
A Porsche tem se consolidado como a marca de luxo mais relevante no Brasil nos Ășltimos anos, com uma polĂtica de preços agressiva, que a torna proporcionalmente mais acessĂvel do que em outros mercados globais.
Contudo, com a “popularização” da marca de Stuttgart no Brasil, surge uma demanda por exclusividade: clientes buscam alternativas como Porsches antigos de coleção, Aston Martin ou Ferraris para se diferenciar.

“Se todo mundo tem Porsche, do que adianta postar a minha Porsche?”, segundo diz Fifo sobre o questionamento de alguns clientes. Ele exemplifica que hĂĄ uma busca por “carros que nĂŁo tenham quatro iguais estacionados na porta do restaurante”.
Desafio dos elétricos de luxo
Entre os carros elĂ©tricos de luxo, o mercado enfrenta um desafio considerĂĄvel. Embora os modelos 100% elĂ©tricos de entrada tenham ganhado espaço no mercado, os mais caros estĂŁo “micados”, ou seja, com vendas estagnadas.
A falta de infraestrutura de recarga para viagens mais longas, a autonomia ainda limitada de alguns modelos e uma percepção negativa generalizada (“todo mundo fala mal do elĂ©trico”) contribuem para essa dificuldade de venda.
Modelos como o Porsche Taycan e o BYD Tan (apesar de ser um carro de viagem) ficam parados no estoque.
“A indĂșstria automobilĂstica de luxo, inclusive, estĂĄ repensando suas estratĂ©gias e, em alguns casos, mantendo a produção de modelos a combustĂŁo ou atrasando o lançamento de elĂ©tricos devido Ă baixa demanda, como observado com o Porsche Macan e o Volvo EX90”, explica Fifo.
Reputação é tudo
A credibilidade Ă© o alicerce fundamental nesse tipo de negĂłcio. Em um mercado onde a reputação de vendedores de carros usados jĂĄ foi historicamente questionada, a honestidade e a transparĂȘncia sĂŁo as chaves para o sucesso.

O cliente de luxo, em particular, valoriza a confiança e as indicaçÔes de pessoas em seu cĂrculo. Muitos contatos e vendas começam nas redes sociais, sobretudo o Instagram, onde a consistĂȘncia da oferta de veĂculos de alto valor e as recomendaçÔes de amigos em comum constroem a reputação. Para esse perfil de cliente, portanto, a confiança e a segurança de uma compra bem-feita superam uma pequena diferença de preço.
O mercado de carros seminovos de luxo e superesportivos continua em evolução. Para os interessados em hipercarros (como Lamborghini, Ferrari, McLaren), existem outros grandes nomes no paĂs que sĂŁo referĂȘncia nas vendas de veĂculos exclusivos, inclusive online, provando que a localização fĂsica perdeu um pouco de importĂąncia diante do comĂ©rcio digital.

AlĂ©m da Automiami, outras lojas como PaĂto Motors, de Araras (SP), e Avantgarde (BH) sĂŁo referĂȘncias nesse segmento. Se a preferĂȘncia for por carros antigos premium, a loja L’Art (SP) Ă© especializada em clĂĄssicos.
A confiança e a reputação, construĂdas ao longo do tempo, sĂŁo, em Ășltima anĂĄlise, os maiores ativos nesse segmento, permitindo que o negĂłcio prospere em um mercado tĂŁo nichado e de alto valor.
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